Temos muito prazer em recebe-lo, seja bem vindo ao curso ” Como organizar e gerenciar sua oficina”
Gerenciar nada mais é do que fazer perguntas referentes ao seu negócio e ter as respostas precisas, para saber que rumos às coisas estão caminhando, podendo tomar decisões visando expandir aquilo que está dando certo, corrigir e melhorar aquilo que tem potencial para dar certo, passar a analisar aquilo que no passado dava certo e não está dando mais, e principalmente parar de fazer o que definitivamente está causando prejuízo.
Para isso você precisa de ferramentas gerenciais. São dispositivos que vão ajudar você na organização de uma oficina mecânica e ter suas perguntas respondidas de forma rápida e sempre que quiser estas informações estarão disponíveis para você. A organização administrativa é tão importante que deveria ser matéria obrigatória no curso de mecânica.
O que veremos serão os passos a serem seguidos para que você tenha um conjunto dessas ferramentas gerenciais que de forma integrada levarão você, a saber, como administrar uma oficina para conseguir melhor lucro.
Cadastro de clientes.
Quando falamos em o que uma oficina mecânica deve ter, certamente falamos em um cadastro de clientes atualizado. No universo das pequenas e médias empresas, pouco menos da metade delas contam com um e apenas um terço o mantêm atualizado. Neste processo é importante a criação de campos e os dados digitados nesses campos podem ser decisivos para determinar ações. Pouco adianta você querer fazer promoções destinadas aos clientes das redondezas de seu estabelecimento se não têm em seu cadastro os dados de localidade devidamente preenchidos. Isso somente para ilustrar uma situação.
A importância.
O cadastro de clientes é a melhor maneira de saber qual o tipo de cliente está sendo atendido trazendo para sua oficina um contato mais pessoal com seus clientes. É muito importante ter o máximo de informações possíveis, pois baseados nessas informações é que poderemos usá-las a nosso favor. Mas de nada adianta termos uma centena de informações se não sabermos o que vamos fazer com elas. Quem nunca durante algum período a frente dos seus negócios não teve a curiosidade de se perguntar quantos clientes atendeu no ano passado? Quantos clientes que fizeram algum tipo de compra de serviços ou produtos compraram no ano passado e não compraram este ano? Viu como estas perguntas são simples, mas aonde buscar estas informações? O cadastro de clientes é o começo de tudo.
Código: O cliente recebe uma numeração que passa a ser a sua segunda identificação para efeito de cadastro, isto impede que um mesmo cliente seja cadastrado mais de uma vez, evitando com isso que as informações sobre este cliente fiquem desencontradas e, portanto fiquem reunidas sob um único código. Quando realizada uma pesquisa este cliente pode ser procurado tanto pelo nome cadastrado ou pelo seu código.
Data: A data em que o cliente foi cadastrado. Isto mostra quando o cliente passou a fazer parte do relacionamento com a sua oficina, seja através da realização de um serviço ou compra de algum produto. Você pode, por exemplo, criar campanhas enviando email ou mala direta (via correio) para os seus clientes dizendo que está completando x anos de relacionamento com a sua oficina e, portanto tem um desconto especial naquele mês para uma revisão ou outro tipo de mensagem mostra que você valoriza este tempo de relacionamento.
Nome: O nome do cliente é o seu principal registro dentro do cadastro. Torna o relacionamento pessoal e intransferível. Através do registro nome podemos observar inclusive outros membros da família que usufruem dos serviços e produtos da oficina (pelo sobrenome).
Data de Nascimento: Muito útil para lembrar-se do aniversário dos clientes para poder enviar felicitações e criar campanhas promocionais em que terão direito no mês de aniversário.
Numero C.P.F / C.N.P.J / INSCR.EST / RG / DOCS: É outro tipo de registro que torna o cadastro livre de duplicação. Através dele você também pode fazer consultas sem ter que inserir o nome ou código do cliente, por exemplo, quando o cliente tem um nome muito complicado de ser digitado evita constrangimento, além do que pode servir para fazer consulta aos órgãos de proteção ao crédito no caso de vendas a prazo.
Endereço: Um dos principais itens do cadastro de clientes. É o item que responde a pergunta onde. Onde estão meus clientes? Onde eles moram ou trabalham? Pense que você pode através de pesquisa saber os locais em que tem mais ou menos clientes e de posse desta informação criar talvez, por exemplo, um serviço de leva e traz.
Bairro / Cidade / Estado / CEP: São complementos do item endereço que reforçam as informações cadastrais para que não aja duplicidade de cadastro e servem para a comunicação com o cliente através de mala direta (via correio).
Telefone: Item do cadastro de extrema importância para contatos urgentes e imediatos em situações que exijam rapidez nas respostas. Porem, como todos sabem a conta telefônica nos dias de hoje é um custo a ser evitado então se possível deve-se usar o email.
Contato: Nem sempre o nome do cliente cadastrado é o nome do contato. Isto acontece porque às vezes principalmente no caso de empresa a pessoa que responde pela manutenção do veículo nem sempre é o seu proprietário.
Email: Importantíssimo meio comunicação entre a sua empresa e seu cliente. Visto que hoje boa parte dos clientes possui computador ou celular smartfone esta forma de comunicação extremamente eficiente, econômica e rápida que permite desde informativos até campanhas promocionais.
Site: Principalmente quando o cliente da oficina tratar-se de uma empresaé importante saber o site e visitá-lo para saber o que esta empresa trabalha e assim se for o caso oferecer seus produtos e serviços.
Observações: Este campo serve para personalizar o atendimento. São informações difíceis de serem memorizadas, mas que se forem inseridas no cadastro do cliente podem ser de extrema valia, como por exemplo, “cliente gosta do o carro lavado depois do serviço”.
Como você pôde perceber, um cadastro de clientes bem organizado nada mais é que possuir informações para tomar ações efetivas. Afinal, independente do porte da sua empresa, o cliente gosta de ser lembrado e tratado de maneira especial. Mesmo que as pequenas e médias empresas não disponham de numerosa equipe de funcionários e tampouco muito dinheiro para investir em grandes promoções essa lição de casa simples colabora para o aumento do controle da sua oficina. Organização é sinônimo aumento de vendas.
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Curso #1 – Organizar oficina – Clientes
Curso #2 – Organizar Oficina – Fornecedor
Curso #3 – Organizar Oficina – Produtos
Curso #4 – Organizar Oficina – Contas (A pagar/A receber)