Ordem de Serviço (OS)
Ordem de Serviço é um documento para informar quem deseja receber o serviço, quando, e em qual veículo o serviço será executado. O executor do serviço descreve os defeitos encontrados e quais são os serviços necessários para o concerto destes defeitos. A ordem de serviço pode servir como orçamento prévio, pode ser impressa e entregue ao cliente para que ele decida se autoriza ou não a execução. A ordem de serviço descreve tanto os produtos que serão utilizados e seus respectivos preços, bem como o preço da mão de obra e o custo total para o conserto.
Para tanto se recomenda um programa orçamento oficina mecânica para controlar e registrar os serviços executados, a peças utilizadas e principalmente controlar o faturamento que virão destes serviços. É importante que as informações prestadas para uma ordem de serviço estejam corretas, tanto para satisfação do cliente que recebeu o serviço quanto para o proprietário da oficina que posteriormente tem como avaliar os serviços prestados. A missão de uma oficina mecanica é oferecer bons produtos e serviços e como pode ser observado a OS á coluna vertebral do bom atendimento em qualquer oficina de prestação de serviço sejam eles serviços mecânicos ou não.
Veremos a seguir os campos a serem preenchidos para uma correta utilização da ordem de serviço:
Numero da ordem: Se você estiver utilizando um programa de os para oficina mecânica cada vez que adicionar uma nova ordem de serviço ela será numerada automaticamente e terá um registro único.
Data: Registra a data em que a ordem de serviço foi aberta e gravada. Após a ordem ser gravada ela pode ser impressa e utilizada como orçamento. Somente quando houver a autorização do cliente os serviços serão executados, então ela será ela será finalizada.
Hora: Tem a função de registrar em que hora foi aberta a ordem de serviço. Serve para controlar, por exemplo, o tempo que levou deste a entrada na oficina até o termino do conserto.
Cliente: Neste campo será preenchido com o nome do cliente que está solicitando o serviço.
Veículo: Será identificado neste campo qual o veículo do cliente estará recebendo o serviço, pois como sabemos um mesmo cliente pode ter vários veículos, por isso é importante definir a qual deles refere-se esta ordem de serviço.
Funcionário: Determina qual o funcionário executou o serviço. Tem importância para efeito de garantia do serviço e para pagamento de comissão sobre os serviços quando esta modalidade for usada pela oficina.
Placa / Marca / Modelo / Cor / Ano / Quilometragem: São informações importantes para que o funcionário que vai fazer o serviço saiba, por exemplo, quais as peças devem ser solicitadas, diferenciando pela Marca, Modelo e Ano. Outro item importantíssimo na ordem de serviço é a quilometragem, principalmente para efeito de garantia ou no caso de revisões preventivas, quando foi a ultima quilometragem foi executado o serviço.
Descrição do Problema: Neste campo devem ser colocados os problemas relatados pelo cliente e confirmados pela pessoa que vai fazer o serviço. Como sabemos, nem sempre o problema relatado pelo cliente é efetivamente o que está acontecendo, por isso deve ser confirmado pelo profissional especializado.
Descrição do Serviço: Deverão ser registrados e descritos todos os serviços que serão executados para a solução e conserto dos defeitos apresentados no item descrição do problema. Lembre-se que este campo refere-se somente a descrição dos serviços e não as peças que serão usadas.
Valor do Serviço: O valor do serviço deve ser adicionado aqui, de acordo com o critério da oficina, lembrando que muitas vezes um mesmo serviço pode ter valores diferentes em função do grau de dificuldade para a sua execução. Por isso são importantes os outros campos que foram preenchidos como marca, modelo, ano ou quilometragem e a descrição do problema, para que você saiba na hora de justificar o preço ao cliente.
Produto: Serão registrados quais os produtos e a quantidade utilizados para a execução do serviço. Se você utilizar um sistema automatizado os produtos listados aqui serão baixados do estoque.
Totais: Nestes campos ficará indicado o valor total de produtos utilizados, bem como o valor total dos serviços, o desconto que foi dado (fica a critério da oficina) e o total que o cliente tem a pagar.
Finalizando a ordem: Lembre-se que enquanto o cliente não autorizar a execução dos serviços a ordem deverá permanecer com “Em Orçamento” e somente quando o serviço for terminado a ordem deve ser finalizada.
Veja agora como é rápido e fácil o preenchimento de uma ordem de serviço quando você utiliza a nossa ferramenta automatizada.
Curso #1 – Organizar oficina – Clientes
Curso #2 – Organizar Oficina – Fornecedor
Curso #3 – Organizar Oficina – Produtos
Curso #4 – Organizar Oficina – Contas (A pagar/A receber)