Cadastro de Produtos
Reconhecendo o valor do curso de mecânica de automóveis, entendemos a importância da especificação de cada peça e componente na reparação dos veículos. Ao imaginar um cadastro de produtos, devemos lembrar que a navegação dentro do cadastro deve ser confortável, a pesquisa deverá atender com rapidez a necessidade do usuário. Diversos fatores deverão influenciar na qualidade no cadastro dos produtos, que deverá ter padronização. É muito desconfortável navegar em um cadastro de produtos que não possui padrão, é como adentrarmos em uma loja, completamente bagunçada e não localizarmos o produto desejado.
O cadastro de produtos deverá possuir uma categorização simples e clara, que facilite a localização do produto desejado pelo usuário. Uma dica é cadastrar de forma que ofereça menos trabalho para a localização dos produtos. É essencial um cadastro sem informações divergentes, corretamente preenchidas para um bom funcionamento de todas as pesquisas.
Para facilitar as pesquisas devemos definir quais os termos que mais são utilizados pelo usuário na busca um determinado produto, contribuindo para que o cadastro seja mais eficiente. Isso pode feito através do preenchimento de campos que veremos a seguir.
Manter a qualidade no cadastro de produtos não exige grande esforço e traz bons resultados de como administrar uma oficina mecânica.
Código: O produto recebe uma numeração que passa a ser a sua segunda identificação para efeito de cadastro, isto impede que um mesmo produto seja cadastrado mais de uma vez, evitando com isso que as informações deste produto fiquem desencontradas e, portanto fiquem reunidas sob um único código. Quando realizada uma pesquisa este produto pode ser pesquisado tanto pelo nome cadastrado ou pelo seu código.
Data: A data em que o produto foi cadastrado. Isso mostra quando o produto passou a fazer parte do cadastro com a sua oficina, ou seja, quando ele deu entrada no estoque pela primeira vez.
Descrição: Como vimos acima, a descrição deve ser aquela mais usada pelo usuário para que no processo de busca ou pesquisa ele seja rapidamente achado. Por exemplo, pastilha de freio do Pálio 2010, rolamento da roda dianteiro do Vectra 2011, assim sendo a descrição deve ser bem completa.
Marca: Serve para identificar o fabricante de um determinado produto ou peça.Isso serve para que o cadastro de produtos fique bem divido e organizado.Em determinadas situações existem peças que são fabricadas por vários fabricantes com qualidade e preços diferentes.
Fornecedor: Lembre-se que este campo será preenchido com informações baseadas no cadastro de fornecedor que já foi feito anteriormente. Isso já mostra o quanto é importante os vários tipos de cadastro e como com um programa para administrar oficina mecânica o serviço pode ficar automatizado e interligado. Você perceberá que não terá trabalho no preenchimento deste campo, pois é só selecionar um dos fornecedores já cadastrados.
Valor Custo / Valor Venda: Nestes campos devem ser completados:
Valor de Custo (valor do produto+frete+impostos+custo financeiro nas vendas a prazo)
Valor de Venda (valor de custo +margem de lucro).
Na ordem de serviço e vendas o valor que será exibido sempre será o valor de venda.
Observações: Neste campo devem ser colocadas a informações que forem consideradas relevantes a respeito deste produto e que não puderam ser colocadas na descrição do produto por falta de espaço, por exemplo, medidas, peso, diâmetro e etc..
Entrada de Produtos: Novamente veremos como fica fácil preencher campos que já cadastramos anteriormente. Na entrada de produtos você selecionará o produto que quer dar entrada no estoque e colocará a quantidade que está entrando naquela data. Pronto o estoque já está atualizado.
Saída de Produtos: Esta opção só será válida para correção do estoque visto que a saída de produtos normalmente será feita toda vez que for emitida uma ordem de serviço ou vendas o produto será baixado do estoque.
Por isso mecânico – sistema para oficina mecânica e autocenter recomendamos o melhor: CyberMech – gerenciador de oficinas
Curso #1 – Organizar oficina – Clientes
Curso #2 – Organizar Oficina – Fornecedor
Curso #3 – Organizar Oficina – Produtos
Curso #4 – Organizar Oficina – Contas (A pagar/A receber)